terça-feira, 17 de junho de 2014

História de São Salvador

 Salvador Baía de Todos os Santos




 Salvador era habitada por índios tupinambás , quando, em 1501, Gonçalo Coelho, comerciou com os tupinambas  e instalou  o padrão de posse português no local onde é hoje o  Farol da Barra, entrada.  Era 1º de novembro, dia de Todos os Santos. Hoje é  conhecido como a Ponta do Padrão, na entrada da Baía de Todos os Santos.
Pouco tempo depois , em  1510, um navio, vindo da franca, naufragou na costa da Bahia. Um dos sobreviventes, o português Diogo Álvares Correa (Caramuru) se instalou no local da futura cidade de  Salvador e dai  surgiu o primeiro povoado com europeus.
No ano de 1534, a capitania da Bahia de Todos os Santos foi doada a Francisco Pereira Coutinho que veio a se estabelecer no mesmo povoado habitado por Caramuru. Quando ele veio a falecer , a Capitania foi tomada  pela Coroa Portuguesa para que nela fosse estabelecida uma povoação grande e forte.
Em 1549 começa o processo de colonização efetiva do Brasil e a fundação da sua primeira capital, a Cidade do Salvador.O  primeiro Governador Geral Thomé de Souza desembarcou onde hoje se situa o Porto da Barra, em 29 de março, e iniciou a construção da cidade-fortaleza, planejada para ser o centro administrativo do Brasil.
O traçado urbano da cidadela foi definido pelo mestre de cantaria Luís Dias, com nítida preocupação de defesa, cercada por uma paliçada. As primeiras construções foram de taipa e palha. Em 1549, Salvador já possuía cinco igrejas: Graça, Vitória, Escada, Conceição da Praia e Ajuda. Apenas esta última era intramuros, dentro da Cidadela, e, em 1552, se tornou  a primeira catedral do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário